O uso de moeda em papel está diminuindo em muitos lugares do mundo, principalmente devido ao aumento do uso de pagamentos eletrônicos, como cartões de crédito, débito, carteiras digitais e transferências bancárias online. Algumas das razões pelas quais as pessoas preferem esses métodos de pagamento eletrônico incluem:
Conveniência: é mais fácil usar um cartão de crédito ou débito ou pagar com um aplicativo de carteira digital do que carregar moedas e notas de papel.
Segurança: pagamentos eletrônicos são mais seguros do que transportar grandes quantidades de dinheiro, pois não podem ser perdidos ou roubados da mesma maneira.
Controle de gastos: pagamentos eletrônicos permitem um maior controle sobre os gastos, já que é mais fácil rastrear e categorizar as transações.
Higiene: com a pandemia de COVID-19, muitas pessoas preferem evitar o contato físico com dinheiro, pois o papel moeda pode ser um meio de transmissão do vírus.
No entanto, vale ressaltar que ainda, há algumas desvantagens associadas ao declínio do uso de moedas em papel, incluindo:
Exclusão financeira: nem todas as pessoas têm acesso a contas bancárias ou cartões de crédito, e algumas preferem usar dinheiro em papel para seus pagamentos. A falta de opções de pagamento em dinheiro pode excluir essas pessoas do mercado.
Custos: os sistemas de pagamento eletrônico podem ter taxas associadas, como taxas de transação, taxas mensais de conta ou taxas de saque em caixas eletrônicos.
Confiabilidade: os sistemas de pagamento eletrônico podem ser vulneráveis a fraudes, hacks e outras atividades criminosas que podem resultar em perda de fundos ou roubo de informações pessoais.
Dependência de tecnologia: em caso de falhas de energia, problemas técnicos ou outros problemas, os sistemas de pagamento eletrônico podem ficar inoperantes, deixando as pessoas sem opções de pagamento.
Comments