Confira como identificar e se proteger:
Os aplicativos de mensagens instantâneas não são tão recentes como se imagina. Os primeiros softwares surgiram praticamente junto com a Internet. Nos anos 1980 se usava IRC (Internet Relay Chat), posteriormente o ICQ, MSN e tantos outros. Somente em 2009 o WhatsApp se popularizou, trazendo grandes transformações na forma do brasileiro se comunicar, já que o aplicativo está presente em 99% dos celulares do país. A facilidade trazida por este aplicativo também trouxe riscos e diversos golpes têm sido aplicados por meio dele.Você conhece os golpes do WhatsApp? Sabe se proteger deles? Confira a seguir os mais comuns:
Golpe do sequestro de WhatsApp
Como funciona esse golpe: o criminoso liga para um celular, se passa por uma empresa legítima, e oferece algum produto ou mesmo alguma vantagem. Ao final da conversa, o bandido avisa que enviou um SMS e que precisa que você confirme os números. O que muitos não percebem é que o SMS foi enviado pelo WhatsApp e na verdade, o número serve como um código para autorizar o uso do seu celular.
O que eu devo fazer para me prevenir? Nunca confirme o código enviado por terceiros após ligações cuja origem é ignorada. E, se você receber um e-mail para redefinir seu PIN da confirmação em duas etapas sem ter solicitado, não clique no link. Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.
Golpe do amigo pedindo dinheiro
Como funciona esse golpe: caso o golpista consiga ter sucesso com o sequestro do seu WhatsApp, o que ele faz? Aqui que entra o golpe do amigo pedindo dinheiro. O criminoso vai se passar por você e começar a pedir dinheiro aos seus contatos.
O que eu devo fazer para me prevenir? Desconfie se algum contato seu de repente aparecer solicitando ajuda financeira, por qual motivo for. Se estiver em dúvida, peça para que ele mande um áudio ou ligue para seu telefone, fazendo a identificação da pessoa. Nesse golpe o criminoso não tem controle sobre as ligações, apenas controla o WhatsApp. (#FicaaDica!)
Golpe do WhatsApp fake
Como funciona esse golpe: é quando o bandido, usando sua foto de perfil em outro WhatsApp, se passa por você, comunicando para seus contatos que mudou o número do telefone.
O que eu devo fazer para me prevenir? Configure a sua privacidade do aplicativo para que apenas pessoas que esteja em seus contatos possam ver sua foto de perfil. Caso receba alguma mensagem suspeita, confirme primeiro e informe imediatamente a vítima. Nesses casos você também pode denunciar como spam. Basta seguir o caminho: "configurações de contato", depois clique em "denunciar contato".
Outras dicas complementares:
⇨ Nunca repasse nenhuma informação a terceiros, principalmente desconhecidos;
⇨ Na dúvida anote o nome da empresa e responda à ligação com o número conhecido e público, nunca para o número que ligou;
⇨ Desconfie de pessoas solicitando dinheiro (mesmo que pessoas próximas) e nunca faça transferências sem confirmar com elas antes;
⇨ Nunca compartilhe qualquer informação recebida por SMS com ninguém;
⇨ Evite compartilhar seu telefone em redes sociais ou ambientes públicos.
E mais importante: Habilite o segundo fator para o WhatsApp (veja a seguir como fazer): no WhatsApp vá em Configurações (três pontos) -> Conta -> Confirmação em duas etapas -> Ativar -> Crie um PIN -> Colocar seu endereço de e-mail pessoal -> salvar e pronto. O e-mail serve para o caso de você esquecer o PIN e tiver que recuperar a senha, então todo o cuidado com sua conta de e-mail também.
Já foi vítima de algum golpe citado acima ? Sabia destas dicas ?
Existe um site no Banco do Brasil , que dá uma dicas legais sobre segurança https://blog.bb.com.br/categoria/seguranca-digital/
#bancodigital #bancos #whatsapp #segurançadigital #redessociais #golpes