Cuidados na autoestrada da segurança.
Constantemente escutamos casos de pessoas que caíram em fraudes e golpes. Mas com tantos avanços tecnológicos e sistemas de segurança, por que isso acontece?
Hoje, vou falar sobre o por quê das pessoas caírem nos golpes. Vi este post em meu trabalho no Banco do Brasil e acho de extrema importância compartilhar.
Os bancos possuem sistemas robustos de proteção e investem bilhões em segurança, por isso, os criminosos atacam a parte mais frágil, que são os clientes. Um dado preocupante mostra que 95% dos problemas de segurança cibernética podem ser atribuídos a erro humano e não a segurança do sistema. Então, não é de se espantar que sete em cada dez casos de golpe hoje no país não miram a segurança dos sistemas em si, mas sim o cliente final.
Atualmente a engenharia social tem sido utilizada como ponto de partida da maioria das fraudes e golpes. É uma técnica, utilizada por criminosos, para manipular psicologicamente as vítimas para que forneçam, sem perceber, informações e dados ou realizem ações que contribuem para a efetivação do golpe. Os golpistas fingem ser funcionários de banco, falsas centrais de atendimento, enviam mensagens falsas de SMS, e-mail e WhatsApp, enviam links e constroem páginas falsas, fazendo abordagens com supostas situações de urgência, de oferta ou promoções muito benéficas. Tudo construído para ludibriar e manipular a emoção da vítima.
A autoestrada da segurança
Antigamente quase não havia segurança dentro dos carros, as crianças brincavam soltas nos bancos traseiros e havia menos veículos nas estradas. Ao longo dos anos, isso evoluiu muito, a educação no trânsito vem formando pessoas mais conscientes e preparadas para dirigir e andar nas ruas com mais segurança. Hoje os veículos são muito mais velozes, existe uma série de itens de proteção, como: cinto de segurança, airbag e freios ABS. Nós estamos sendo educados para esse trânsito desde criança, nós passamos por uma autoescola, testamos a nossa capacidade de dirigir e aí sim podemos encarar uma autoestrada.
E no mundo digital não é diferente! Fazendo uma analogia, ele é uma autoestrada e ela também tem perigos. Hoje temos vários mecanismos de segurança, como: senhas, biometria e BB Code. No entanto, os avanços foram tão intensos e rápidos no mundo digital que as pessoas estão enfrentando esses perigos sem terem sido educadas para reconhecer e agir diante dos perigos.
Para evitar um acidente de trânsito, por exemplo, é preciso utilizar os itens de segurança e ter muita atenção. Precisamos prestar atenção nas placas, na velocidade e em tudo que está a nossa volta.
E no mundo digital? Como é que a gente se protege? É a mesma coisa! É preciso utilizar as soluções de segurança, como o QR Code, cadastrar senhas fortes, ter atenção, desconfiar e se manter informado.
Mas, apesar dos vários mecanismos de segurança, como: senhas, biometria e QR Code, nenhum sistema impede que o cliente transfira dinheiro para um criminoso, como no golpe do WhatsApp. Quem não conhece alguém ou ouviu falar de alguém que caiu no golpe do WhatsApp? (vou publicar outro artigo sobre este assunto e deixarei link aqui ).
Já caiu neste golpe ? Ou em outro como o da Maquininha de Cartão ? Deixe nos comentários.